CONTATO
-
Endereço: Av. Santino Brianezi - (Prolongamento - nº 1700)
Distrito Industrial 4 - CEP. 19.909-000 - Ourinhos/SP - Email: contato@kazoepp.com.br
- Website: www.kazoepp.com.br/
- Telefone: (14) 99782-1001
A empresa KAZO Solução Ambiental Ltda, inicialmente denominada de KAZO Coleta de Resíduos Sólidos Ltda, foi constituída em 04 de julho de 2014, por dois empresários, motivados não só pelo fator econômico mas também pela possibilidade de contribuir na solução correta do grande problema dos municípios que é os resíduos gerados pela construção civil.
O empreendimento fruto de uma PPP - Parceria Público Privada é exemplo de uma experiência bem sucedida, onde a Prefeitura de Ourinhos através de um processo licitatório realizado em 31 de dezembro de 2015, doou uma área de 32.294,18 m² para a implantação de uma URE – Usina de Reciclagem de Entulho com finalidade do recebimento, gerenciamento, separação e processamento dos resíduos da construção civil e podas e cortes das árvores urbanas, ficando a empresa responsavel pela implantação da usina.
A KAZO recebeu o Termo de Autorização de Uso da Área em 19 de fevereiro de 2016 e no dia seguinte iniciou os trabalhos de controle de entrada de resíduos no pátio, organização e fechamento da área. Em 01 de março iniciou a construção da Sede Administrativa, a instalação dos equipamentos da URRCC e do galpão do picador de madeiras, concluídas em 30 de setembro e inaugurada em 28 de dezembro de 2016.
A usina foi dimensionada para atender a demanda não só de Ourinhos mas também de vários municípios da região distantes até 50 km entre eles Palmital, Ibirarema, Salto Grande, Ribeirão do Sul, São Pedro do Turvo, Santa Cruz do Rio Pardo, Bernardino de Campos, Ipaussu, Chavantes e Canitar, no Estado de São Paulo e de Jacarezinho, Santo Antônio da Platina, Ribeirão Claro e Cambará, no Estado do Paraná.
As empresas coletoras de RCC – Resíduo da Construção Civil (entulho) descarregam o material no pátio de triagem da usina que em seguida são separados e classificados de acordo com o material predominante nas caçambas em resíduo cinza (concreto), resíduo vermelho (telha, tijolos, capas cerâmicas de barro cozido), madeira, sucata metálica, pvc/plástico, vidro, papelão/papel e o entulho misturado que chamamos de contaminado e que não é possível de ser separado e classificado que tem como destino o aterro de inertes e da construção civil.
Hoje a empresa está em pleno funcionamento, recebendo cerca de 70 a 80 caçambas de entulho por dia, que totalizam em média 50 ton/dia, além de toda a massa verde resultante da poda e corte da arborização urbana, para disposição final de forma correta, de acordo com as exigências da legislação vigente, que após serem processados se transformam em materiais de baixo custo e grande potencial de uso que voltam para as obras, evitando assim a exploração de novos recursos naturais.
Triturador e Processador de entulho instalado no início das atividades.
Capacidade de processamento: 10 a 15 ton./hora
Triturador e Processador de entulho instalado recentemente.
Capacidade de processamento: 25 a 35 ton./hora
Do resíduo cinza (concreto) processado obtém-se a areia, o pedrisco e a pedra utilizados na fabricação de artefatos de concreto (molduras de jardim, pisos e blocos de concreto) que retornam para as edificações, encerrando o ciclo de forma sustentável e ecologicamente correto, conforme fotos em anexo.
Resíduo cinza – Concreto
Areia reciclada
Pedrisco reciclado
Pedra reciclada
Produtos KAZO com material reciclado (blocos e pisos de concreto)
Produtos KAZO com material reciclado (pisos de concreto)
Do resíduo vermelho (telha, tijolos, capas cerâmicas de barro cozido) processado obtém-se a areia vermelha para confecção de argamassa de assentamento de tijolos e revestimento de paredes e a bica corrida utilizada na conservação de estradas rurais e pátios de empresas.
Resíduo Vermelho
Areia Vermelha reciclada                                              Bica Corrida
A madeira (tábuas, pontaletes, caibros, eucaliptos, etc...) que vem das obras nas caçambas são triturados e transformados em cavacos e são destinados para a queima de fornos das cerâmicas locais.
Madeira
Cavaco
A sucata metálica, pvc/plástico, vidro e o papelão/papel são armazenados em bags e periodicamente são retirados pela empresas de reciclagem desses materiais.
Bags com materiais para reciclagem
O entulho misturado que chamamos de contaminado e que não é possível de ser separado e classificado totalmente é destinado para o aterro de resíduos de inertes e da construção civil.